Zero40: ecossistema empreendedor de Juiz de Fora

Zero40: ecossistema empreendedor de Juiz de Fora é uma rede que visa estimular o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Juiz de Fora através da conexão entre os vários agentes locais.

Ecossistema empreendedor: o que é?

É um ambiente formado por diversos agentes de inovação que colaboram entre si em prol de objetivos comuns. Todas as ações e iniciativas são coordenadas em rede, de forma que os envolvidos tenham uma relação de colaboração. É um sistema onde não existe uma hierarquia, e sim uma liderança equilibrada e dinâmica.

Em uma organização de fomento ao empreendedorismo como a Zero40 há o entendimento do conceito que vem da biologia: assim como na natureza as espécies dependem umas das outras para sobreviver, em um ecossistema empreendedor, as pessoas e organizações precisam se conectar e dependem umas das outras para manterem-se ativas e em crescimento.

Zero40: quem faz parte disso?

Todas as pessoas interessadas em empreendedorismo, inovação e desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Juiz de Fora fazem parte da Zero40. Somos empreendedores, membros de comunidades, órgãos públicos, instituições de pesquisa e ensino, investidores, startups, aceleradoras, incubadoras, prestadores de serviços, entre outros.

A proposta da Zero40 é fazer com que todos esses players interajam, “colidam” e criem conexões entre si, trocando conhecimentos, ideias, informações, experiências e principalmente criando ações para melhorar o nosso cenário atual. Assim, vamos promover um ambiente fértil para criar e atrair novos empreendimentos, inovação e transformar Juiz de Fora em um polo de referência em novos negócios.

O que queremos?

Historicamente, Juiz de Fora sempre teve seu desenvolvimento atrelado a um papel de ponto de passagem. Pela localização geográfica, desde o começo estivemos em um ponto estratégico para escoamento das riquezas do país e de trânsito de pessoas e informações que iam sempre em direção aos grandes centros.

Atualmente estas características ainda permanecem, mas o papel de simples coadjuvante já não cabe mais a Juiz de Fora. É chegada a hora de recuperar o espírito inovador e o pioneirismo que sempre fizeram parte da nossa essência.

Nós crescemos e temos muito a oferecer. Em Juiz de Fora temos qualidade de vida, criamos e desenvolvemos empresas e tecnologias inovadoras e sim, a proximidade e conveniência da localização em relação aos grandes centros é um fator que nos beneficia rumo ao crescimento.

Zero40: ecossistema empreendedor de Juiz de Fora

A BR-040 é uma rodovia federal, principal conexão entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. É por meio das estradas dessa rodovia que Juiz de Fora se conecta com grandes capitais como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Assim como a BR-040 é capaz de conectar e criar relações sólidas entre lugares diferentes, o ecossistema empreendedor Zero40 se propõe a formar pontes, criar caminhos entre pessoas e instituições com objetivos e interesses comuns.

O trecho da BR-040 que perpassa a nossa cidade, que inclusive já foi um dia um “Caminho Novo”, inspirou o nome dado a esta iniciativa.

Em breve, divulgaremos as formas para você também participar desta iniciativa!

Texto original do Linked In Priscila Pinheiro

Deixe uma resposta